Escola Municipal deputado Luiz Lago Cabral
Professora: Daliana Pinheiro Dias Série: 3º ano “A” Turno: Matutino
Sequência Didática
PÊSSEGO, PERA, AMEIXA NO POMAR
Público:
alunos do 3º ano “A” Duração: 4 dias
Objetivo Geral:
Estimular
nos alunos o gosto pela leitura ampliando o repertório através da linguagem
utilizada no livro Pêssego, pera, ameixa no pomar, com a finalidade de servir
como instrumento de apresentação e como fonte de aprendizagem, abordando
aspectos que contribui para a consolidação da leitura e da escrita e curiosidades
sobre as variedades de frutas de um pomar.
Objetivos específicos:
1. Incentivar a leitura e a criatividade, visando
desenvolver as potencialidades de comunicação, o prazer de ouvir e fazer
leitura;
2. Promover o desenvolvimento da escrita e da criatividade
para contar e recontar histórias e produzir textos;
3. Identificar os grupos de palavras com sons semelhantes,
reconhecendo nelas a rima;
4. Desenvolver a criatividade na produção de textos,
5. Aprimorar a oralidade através da contação de história;
6. Perceber e respeitar as diferentes opiniões do grupo;
7. Conscientizar-se da importância das frutas na
alimentação;
8. Promover um ambiente de descontração e de partilha entre
os alunos;
Desenvolvimento:
A metodologia utilizada
neste trabalho visa promover uma aprendizagem ativa, onde os envolvidos possam
interagir através de varias propostas, com o intuído de gerar motivação para a
abertura de novos conhecimentos e desenvolvimento da oralidade
1º DIA:
APRESENTAÇÃO DA CAPA E LEITURA DO LIVRO
a) Apresentação da capa em slide, incentivando os alunos
para uma conversa sobre as informações contidas e como deve ser sua relação com
o texto do livro;
b) Registrar as informações da capa do livro;
c) Leitura do livro em slide;
d) Deixar os alunos expressarem suas opiniões sobre o livro;
e) Atividade escrita sobre os segredos do livro, os
personagens e registro de sua opinião a respeito do livro;
f) Em dupla pedir aos alunos que escrevam os nomes de
histórias infantis conhecidas e quais delas consideram mais interessantes;
2º DIA:
TRABALHANDO COM RIMAS
a) Releitura do livro por um aluno
b) Atividade escrita: Identificar em cada pagina do livro um
grupo de palavras que rimam;
c) Completar as frases utilizando palavras que rimam
d) Jogo de rima: A trinca mágica (formar grupos de três
alunos para o jogo; explicar as regras do jogo; iniciar o jogo).
3º DIA:
A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS
a) Conversa dirigida sobre o pomar: O que é um pomar? Qual é
a sua fruta preferida? Etc;
b) Leitura informativa: Como as frutas auxiliam no bom
funcionamento do corpo;
c) Exposição de cartaz com nomes da arvore de acordo com a
fruta que ela produz;
d) Atividade escrita sobre o texto e o cartaz;
e) Pedir aos alunos que tragam para a próxima aula frutas
4º DIA:
PROBLEMATIZAR COM INFORMAÇÕES DO LIVRO E CUMINÂNCIA
a) Os alunos vão responder as situações-problemas envolvendo
adição, subtração e multiplicação;
b) Culminância:
Com as frutas
trazidas pelos alunos montar uma mesa de bem apetitosa e bonita para ser
compartilhada entre eles;
Brincadeira: Salada
de frutas:
Jeito
de brincar
As crianças se sentam
em cadeiras que formam um círculo. Cada criança recebe o nome de uma fruta
(pera, maçã, banana, uva) e uma delas fica de pé, sem cadeira.
A criança que está de
pé diz que foi à feira comprar uma das frutas. Se ele disser "maçã",
todas as crianças que receberam a palavra "maçã" levantam da cadeira.
A criança que está
sem cadeira deve tentar sentar em uma das cadeiras desocupadas e as outras
devem tentar sentar em outra cadeira. Não pode ser a mesma em que estava antes.
Uma das crianças vai
sobrar de pé e ela deve recomeçar a brincadeira.
Se, em vez de
escolher uma fruta só, ela disser "salada de frutas", todos os
participantes devem ficar de pé. A criança do meio senta em uma das cadeiras e
todas as outras tentam mudar de cadeira novamente.
Quem ficar sem
cadeira três vezes tem que pagar um mico escolhido pelos outros.
Perde quem pagar mais
micos, ganha quem pagar menos micos.
Avaliação: Serão
avaliados os avanços e não os tropeços, através de exercícios de verificação da
leitura e da escrita, produções de texto, oralidade, atividades em grupos,
desenhos, debates, participação e envolvimento nas atividades propostas.
Recursos:
Livro de historia infantil:
Pêssego, pera, ameixa no pomar;
Textos informativos,
Slide, atividade impressa,
lápis de cor, frutas, fichas e cartazes;
Jogo: Trinca Mágica;
Interpretação
da capa do livro
1º)
Complete:
a) Título:
_____________________________________________
b) Este
livro foi escrito e ilustrado primeiramente por:
__________________________________________________
c) Traduzido
pela autora brasileira: __________________________________________________
d) Nome
da editora: ____________________________________
2º) Escreva
os nomes dos elementos que você observa na capa:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º)
Após ter observado a capa do livro responda:
a) Sobre
o que você acha que fala no livro?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Como
você consegue imaginar o livro? Descreva:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PÊSSEGO, PERA, AMEIXA NO POMAR
Interpretação
1º) Releia um trecho do
livro:
“Em cada página
_trate de olhar_
Há um segredo
Pra você achar.”
a) Quais eram os segredos do livro? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Foi difícil de encontrar esses segredos? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º) Escreva os nomes dos
personagens do livro:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º) Você já ouviu falar
desses personagens? Onde? Explique:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º) Preencha a segunda
coluna de acordo com os segredos de cada página:
(A) Está em cima da árvore.
(B) Esta abaixada num canto.
(C) Está atrás da mala
espanando os potes.
(D) Estão espiando na
janela.
(E) Está na grama próximo ao
rio.
(F) Está no meio da
plantação
(G) Estão rolando na grama.
(H) Está atrás da moita.
( I ) Está na árvore com a
flecha.
( ) JOÃO E MARIA
( ) O NENÊM
( ) A BRUXA-FEITICEIRA
( ) A PASTORA
( ) PEQUENO POLEGAR
( ) CINDERELA
( ) ROBIN HOOD
( ) A VELHA COZINHEIRA
( ) OS TRÊS URSINHOS
5º) Pinte a carinha que
representa a sua opinião sobre este livro:
ÓTIMO
|
BOM
|
RUIM
|
6º) Faça um lindo desenho
sobrea a parte que você mais gostou deste livro.
7º) Agora junte-se com mais
dois colegas da turma e faça uma lista das histórias infantis que vocês
conhecem e depois escolha uma para contar para a turma:
PÊSSEGO, PERA, AMEIXA NO POMAR
Em cada página
_ trate de olhar_
Há um segredo
Pra você achar.
Pêssego, pera, ameixa no pomar,
E eu vejo o Pequeno Polegar.
Pequeno Polegar está na prateleira,
E eu vejo a velha cozinheira.
A velha cozinheira acendeu a vela,
E eu vejo a tal da Cinderela.
Cinderela espana os babadinhos,
E eu vejo os três ursinhos.
Os três ursinhos estão caçando,
E eu vejo o neném cochilando.
O neném no cesto está dormindo,
E a pastora eu vou descobrindo.
A pastora subiu lá no morro,
João e Maria pedem socorro.
João e Maria rolaram a ladeira,
E eu vejo a Bruxa-Feiticeira.
A Bruxa-Feiticeira? Ai, Deus me ajude...
E eu vejo meu amigo Robin Hood.
Robin Hood uma fogueira fez,
E eu vejo os ursinhos outra vez.
Os três ursinhos estão caçando,
E eles veem o neném navegando.
O neném está muito contente
E eu vejo uma torta bem quente.
A torta está esfriando,
E eu vejo...
TODO MUNDO CHEGANDO!
1º) Copie do texto os grupos de palavras que rimam:
2º) Complete as frases com palavras que rimam:
a) Júlia é inteligente,
por isso vive ____________________________________.
b) Olha só a cara da Adriana,
ele não gosta de _______________________________.
c) Trabalhei o dia inteiro,
para juntar muito ____________________________________.
d) O bebê de Julieta, ainda usa
______________________________.
e) Vejam bem o elefante, também que ser
____________________________________.
f) Vou tomar banho de piscina, na casa da
___________________________________.
3º) Agora crie seu próprio versinho com rimas:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º) Para cada palavra, escreva outra que pode rimar:
a) Papel ___________________________
b) Jornal __________________________
c) Fabiana _________________________
d) Caneta __________________________
e) Pente ___________________________
f) Mamadeira ______________________
g) Sabão __________________________
h) Andréia _________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário