ESCOLA
MUNICIPAL DEPUTADO LUIZ LAGO CABRAL
PROFESSORAS: DALIANA PINHEIRO DIAS
SEQUENCIA
DIDÁTICA
A
PRIMAVERA DA LAGARTA
TRABALHANDO
OS GENEROS TEXTUAIS
PUBLICO
ALVO: TURMAS DO 2º ANO
DURAÇÃO: 05
DIAS
JUSTIFICATIVA:
O trabalho com gêneros textuais é de grande importância
para o aprendizado das crianças. É preciso Propor atividades contextualizadas e
que envolvam diferentes tipos de texto para que os educandos compreendam essa
diversidade e a finalidade de cada um. Ao trabalhar com tipos variados de texto
quero proporcionar momentos prazerosos de escuta, leitura e escrita, além de
desenvolver a criatividade e ampliar o vocabulário da turma. Pensando nisso,
aproveitei que estamos no inicio da primavera e escolhi o livro “A Primavera da
Lagarta” da autora Ruth Rocha que faz relação direta com esta estação que além
de ser muito atrativa, dispõe de variadas sugestões de atividades seqüenciadas.
EIXO DE APRENDIZAGEM:
Leitura;
Produção de textos escritos;
Oralidade;
Análise lingüística: discursividade,
textualidade e normatividade;
Análise lingüística: apropriação do
Sistema de Escrita Alfabético;
OBJETIVO :
•
Conhecer e fazer uso de alguns gêneros textuais para a compreensão das
especificidades e diferenças que elas apresentam, bem como ampliar a linguagem
oral e escrita.
_ Identificar
as características dos textos;
– Ampliar o
vocabulário;
– Desenvolver
o gosto pela leitura e pela escrita;
– Estimular a
criatividade;
– Desenvolver
a motricidade fina através da escrita;
– Produzir
poesias, paródias, convites e histórias para desenvolver sentidos e
significados relacionados às suas vivências;
-Compreender a
mensagem transmitida em cada texto;
– Construir
parodia e poesias destacando rimas, dando sonoridade e ritmo ao texto;
METODOLOGIA:
1º
DIA:
Realizar
conhecimento prévio com o questionamento sobre a primavera com a confecção de
um painel onde cada criança responderá do seu jeito a sequinte pergunta: “O que
é primavera para você? “
Apresentar
aos alunos a capa do livro observando as imagens e informações contidas.
Realizar
interpretação escrita sobre a capa do livro.
Leitura
do livro em SLIDES : A PRIMAVERA DA LAGARTA
Conversa
dirigida sobre o livro:
Interpretação
escrita
2º
DIA
Elaboração do convite para o grande comício na
floresta
3º
DIA
Video
sobre a metamorfose da borboleta e outros animais
Produção
de texto com seqüência de imagens sobre a metamorfose da borboleta
4º
DIA
Produção
de poema sobre o livro
5º
dia
Leitura
deleite : Prima prima primavera
Produção
de paródia
Confecção
do livro grande
RECURSOS:
AVALIAÇÃO:
Serão
avaliados a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas, a
interação durante os trabalhos e os textos produzidos, observando a
criatividade e originalidade de cada um.
Muito rico esse poema. Só não sei como trabalhar o conteúdo de Geografia neste poema. Será que podiam enviar algumas dicas?
ResponderExcluiro site nao bota todas as pagina isso eu fico um pouco triste mas tirando isso muito bom
ResponderExcluir