domingo, 26 de março de 2017

SEQUENCIA DIDÁTICA _ A PRIMAVERA DA LAGARTA


ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO LUIZ LAGO CABRAL
PROFESSORAS: DALIANA PINHEIRO DIAS

SEQUENCIA DIDÁTICA
A PRIMAVERA DA LAGARTA
TRABALHANDO OS GENEROS TEXTUAIS




























PUBLICO ALVO: TURMAS DO 2º ANO

DURAÇÃO: 05 DIAS

JUSTIFICATIVA:

O trabalho com gêneros textuais é de grande importância para o aprendizado das crianças. É preciso Propor atividades contextualizadas e que envolvam diferentes tipos de texto para que os educandos compreendam essa diversidade e a finalidade de cada um. Ao trabalhar com tipos variados de texto quero proporcionar momentos prazerosos de escuta, leitura e escrita, além de desenvolver a criatividade e ampliar o vocabulário da turma. Pensando nisso, aproveitei que estamos no inicio da primavera e escolhi o livro “A Primavera da Lagarta” da autora Ruth Rocha que faz relação direta com esta estação que além de ser muito atrativa, dispõe de variadas sugestões de atividades seqüenciadas.

EIXO DE APRENDIZAGEM:

Leitura;
Produção de textos escritos;
Oralidade;
Análise lingüística: discursividade, textualidade e normatividade;
Análise lingüística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabético;

OBJETIVO :

• Conhecer e fazer uso de alguns gêneros textuais para a compreensão das especificidades e diferenças que elas apresentam, bem como ampliar a linguagem oral e escrita.
_ Identificar as características dos textos;
– Ampliar o vocabulário;
– Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita;
– Estimular a criatividade;
– Desenvolver a motricidade fina através da escrita;
– Produzir poesias, paródias, convites e histórias para desenvolver sentidos e significados relacionados às suas vivências;
-Compreender a mensagem transmitida em cada texto;
– Construir parodia e poesias destacando rimas, dando sonoridade e ritmo ao texto;

METODOLOGIA:

1º DIA:

Realizar conhecimento prévio com o questionamento sobre a primavera com a confecção de um painel onde cada criança responderá do seu jeito a sequinte pergunta: “O que é primavera para você? “
Apresentar aos alunos a capa do livro observando as imagens e informações contidas.
Realizar interpretação escrita sobre a capa do livro.
Leitura do livro em SLIDES : A PRIMAVERA DA LAGARTA
Conversa dirigida sobre o livro:
Interpretação escrita

2º DIA

 Elaboração do convite para o grande comício na floresta

3º DIA

Video sobre a metamorfose da borboleta e outros animais
Produção de texto com seqüência de imagens sobre a metamorfose da borboleta
4º DIA
Produção de poema sobre o livro

5º dia

Leitura deleite : Prima prima primavera
Produção de paródia
Confecção do livro grande

RECURSOS:

AVALIAÇÃO:

Serão avaliados a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas, a interação durante os trabalhos e os textos produzidos, observando a criatividade e originalidade de cada um.

2 comentários:

  1. Muito rico esse poema. Só não sei como trabalhar o conteúdo de Geografia neste poema. Será que podiam enviar algumas dicas?

    ResponderExcluir
  2. o site nao bota todas as pagina isso eu fico um pouco triste mas tirando isso muito bom

    ResponderExcluir